Menu Close

Hordéolo/Calázio

Existem muitos distúrbios que podem afetar os olhos, causando doenças nas pálpebras, e ser confundidas por muitas pessoas, como o hordéolo (terçol) e do calázio.

Apesar de seus sintomas serem muito parecidos, essas duas patologias são muito diferentes e exigem cuidados específicos.

Vamos entender melhor?

Nas pálpebras existem três tipos de glândulas: Meibomius, Mol e Zeiss. Elas produzem a camada lipídica do filme lacrimal e evitam sua evaporação, o que beneficia a lubrificação do globo ocular.

O hordéolo e o calázio afetam as estruturas glandulares e, por isso, podem comprometer a visão.

Conheça os sintomas e aprenda a identificar:

– Dor;

– Coceira;

– Endurecimento de uma área na pálpebra;

– Inchaço;

– Lacrimejamento;

– Sensibilidade à luz;

– Vermelhidão.

Qual a diferença?

HORDÉOLO:

Também chamado de terçol, ele é o resultado de uma infecção das glândulas por bactérias. Essa patologia lembra muito uma espinha inchada, na base dos cílios, com pus.

Os primeiros sinais são rubor, sensibilidade e dor na pálpebra. Além disso, o olho pode ficar pouco tolerante à luz intensa, lacrimejar e provocar a sensação de corpo estranho. Ele pode se romper entre o segundo e o quarto dia, liberando uma pequena quantidade de pus.

CALÁZIO:

É uma inflamação causada quando o canal de secreção de uma glândula sebácea é entupido, levando à formação de cisto ou nódulo com muito líquido. Essa inflamação pode deixar as pálpebras inchadas e causar dor e irritação que desaparecem em poucos dias.

• Tratamento:

Como as patologias são diferentes, o tratamento é realizado de forma distinta. Veja:

TRATAMENTO DO HORDÉOLO: é importante não apertar para a infecção não se espalhar. Para ajudar no tratamento, o oftalmologista pode indicar compressas mornas, quatro vezes ao dia, pois o calor da compressa favorece o amadurecimento, a ruptura e a drenagem espontânea do terçol.

TRATAMENTO PARA O CALÁZIO: normalmente, ele desaparece sozinho em algumas semanas. No entanto, a aplicação de compressas mornas, durante 15 minutos, por quatro dias, e leve massagem sobre a lesão, pode diminuir o inchaço e facilitar a drenagem do líquido.

Identificou alguns dos sintomas citados no texto? Busque ajuda de um médico oftalmologista para que ele indique o melhor tratamento! Estou à disposição!

Fonte: https://retinapro.com.br/blog/diferencas-entre-hordeolo-e-calazio/